Antes de falarmos os diferentes significados de sonhar com gato, vale a pena saber que esses animais têm uma relação com a humanidade a mais de 9.500 anos, e fazem parte da história e da cultura de muitas nações, são relacionados a lendas, aparecem em histórias de escritores e em pinturas de diversos artistas. 

É comum pensar que os gatos foram domesticados para que eles pudessem caçar ratos, mas em um recente estudo, foi descoberto que os gatos se domesticaram. 

Sua coexistência com os humanos se desenvolveu naturalmente, a partir da natureza mutuamente benéfica do relacionamento entre eles e nós, com a caça, protegendo assim, os estoques de comida contra ratos. 

Significado de sonhar com gato

Esse felino está rodeado de lendas, existe uma que diz que eles são as únicas criaturas da terra que não foram feitas por Deus, no dia da criação da terra. 

Quando Deus inundou a terra e Noé colocou sua arca no mar, houve uma infestação de ratos que comiam seus estoques de comida.

Então Noé clamou aos céus pedindo por um milagre, e Deus fez uma par de gatos que soltou da boca de um leão e de uma leoa para a vida. Eles começaram a caçar os ratos e despacharam quase todos, exceto dois casais de roedores.

Os gatos estão associados à Grande Deusa, como seus guardiões. Suas imagens já foram encontradas como estátuas e esculpidas em paredes de cavernas.

Essas imagens já foram descobertas em diversos locais históricos na Europa, África, Índia e no Oriente Médio. 

Evidências de cultos para gatos selvagens são encontradas na América Central e do Sul. No Peru, o Ai apaec foi um deus felino muito venerado pelo povo, era retratado como um velho com um rosto enrugado, presas longas e bigodes de gato. 

Você já deve ter observado muito os gatos em esculturas e desenhos no antigo Egito, o famoso Felis catus, é conhecido por ser o primo mais novo do gato selvagem. 

Os animais eram tão sagrados no Egito que se você matasse um era condenado à morte. 

O historiador grego Diodoro Sículo relatou o destino de um romano que matou um gato: 

 “A população lotou a casa do romano que havia cometido o ‘assassinato’; e nem os esforços dos magistrados enviados pelo rei para protegê-lo e nem o medo universal inspirado pelo poder de Roma puderam salvar a vida do homem, embora o que ele fez foi admitido como acidental. Este não é um incidente que eu relate de ouvir dizer, mas algo que eu mesmo vi durante minha estada no Egito.” 

Havia uma tradição também, quando um gato morria a família raspavam as sobrancelhas como um sinal de tristeza. Já foram encontrados múmias de gatos junto com pequenos ratos mumificados em tumbas egípcias.

Bastet, conhecida como a mãe gato, era uma deusa que começou a ser adorada na cidade de Bubastis, mas não demorou para chegar no Egito. Bastet era a deusa egípcia da fertilidade, da reprodução, da música, da dança e do amor, era representada com a cabeça de um gato e corpo de mulher, sendo sempre rodeada por gatos e outros felinos. 

Em nossos sonhos podem surgir diversas coisas diferentes o tempo todo, podemos ter habilidades que nunca tivemos, atividades que já empreendemos ou atividades que nunca empreendemos, somos capazes de sonhar com animais, pessoas que conhecemos e não conhecemos, pessoas que já se foram,enfim, sonhos nos traz muitas experiências e com ele significados diferentes. 

Não é diferente com um felino muito conhecido por nós, o gato. 

gatos-se-olhando

Mas o que significa sonhar com gatos? 

Temos a aptidão de atribuir traços ou características de personalidade aos animais, de modo que, quando os animais se materializam em nossos sonhos, eles nos oferecem uma oportunidade de decodificação de sonhos incrivelmente rica. Esse é especialmente um dos casos quando o animal é tão familiar para nós, como são os gatos. 

O simbolismo do gato está empregado em diversas culturas e chegam a ser até mitológicas, porém, o que mais importa se você sonhar com esse animal é o que eles significam para você.

Vale a pena analisar sonhos com gatos, refletir um pouco do que esses animais podem apresentar para você.

Você ama eles? Você não gosta deles? Tem algum medo? O que você pensa sobre esses felinos influenciará na sua interpretação. 

Portanto, sem mais delongas, vamos ajudá-lo a entender os sinais e significados que sua mente tenta lhe transmitir com esses sonhos. 

Sonhar com gato preto

As pessoas tem um costume de associar erroneamente que os gatos pretos lhe trazem má sorte, maldade e destruição quando aparece em seus sonhos, mas saiba que não é isso. O gato preto em seu sonho indica que você está com algum medo na hora de acreditar em sua intuição. 

gato-preto-brincando-com-peteca

Sonhar com gato branco

Sonhar com gatos brancos significa esperança e desejo. Se ele foge e você tenta pegá-lo indica um desejo que deseja realizar, e está lutando para alcançá-lo.

gato-branco-tapando-o-rosto

Sonhar com gato amarelo

Sonhar com gato amarelo, geralmente, está ligado a assuntos relacionados à comunicação.

O sonho é um sinal para que você use suas habilidades de comunicação para chegar onde deseja.

Seja bom ouvinte e não tenha medo de expressar sua opinião, porém, seja político e mantenha-se distante de polêmicas e assuntos que não lhe dizem respeito.

Através da fala, você poderá alcançar muitos objetivos. 

Além dos assuntos relacionados com a comunicação, sonhar com um gato amarelo pode significar que você viverá uma nova paixão.

Essa paixão não precisa ser por uma pessoa, pode ser por um esporte, religião, ou um novo interesse, que te envolverá e fará você se sentir muito mais feliz.

Se no seu sonho o gato amarelo for filhote, talvez você esteja se sentindo fragilizado e incapaz. Faça o possível para fortalecer sua autoestima, pois você tem capacidade para conseguir tudo que deseja.

Sonhar com um gato amarelo morto é um sinal de que você deve confiar mais na sua intuição e não ser tão cético diante das coisas espirituais e mistérios da vida.

Sonhar com gato amarelo bebendo água significa que você deve ficar alerta com as pessoas ao seu redor. É possível que alguém tente brincar com seus sentimentos para fortalecer o próprio ego. 

gato-amarelo-com-olhos-amarelos

Sonhar com gato rajado

Sonhar com gato rajado significa que você está no meio de uma situação em que muitas pessoas estão dando opiniões.

Você pode ter medo de decepcionar e frustrar as pessoas que estão ao seu redor e acaba não agindo de acordo com os seus próprios valores.

Tente equilibrar seus pensamentos e agir de acordo com o que você acredita.

 Além disso, é possível que você esteja interessado em alguém e esteja com dificuldades de se aproximar.

Acredite mais em você. 

O sonho também pode querer dizer que você deve ser discreto nas suas atitudes e não se guiar pelas aparências. 

gato-rajado

Sonhar com gato cinza

Sonhar com gato cinza é um indicativo de que você precisa tomar mais cuidado com a sua saúde.

Além disso, pode ser um alerta para que você fique de olho nas pessoas próximas a você, pois pode ter traição prestes a acontecer.

gato-cinza-com-olhos-amarelos

Sonhar com gato e cachorro

Sonhar com gato e cachorro ao mesmo tempo significa que pode haver uma briga se formando entre você e alguém que você ama.

Pode ser uma briga de casal ou familiar, mas tente manter a cabeça no lugar e não ceder a provocações.

gato-e-cachorro-fazendo-carinho-um-no-outro

Sonhar com gato bravo

Sonhar com gato bravo pode significar que você está guardando muita agressividade no seu interior.

gato-bravo

Sonhar com gato mordendo

Sonhar com gato mordendo sinaliza que você pode ter desentendimentos profissionais ou sociais, com pessoas que estão agindo de má-fé com você.

Procure se proteger e evite dizer coisas que possam te comprometer. 

gato-mordendo-rabo-de-outro-gato

Sonhar com gato atacando

Sonhar com gato atacando pode significar que você está se sentindo inseguro e tomando decisões baseado nas ideias de outras pessoas. 

Sonhar com gato machucado

Sonhar com gato machucado significa que suas emoções serão fortemente abaladas com algo que vai acontecer.

É bem possível que uma pessoa que sumiu de sua vida, apareça.

Sonhar com gato doente

Sonhar com gato doente revela que você está vivendo um momento difícil, seja física ou emocionalmente.

Tente refletir sobre as situações da sua vida e procure perceber se você está vivenciando consequências dos seus próprios erros.

Pense bastante antes de tomar qualquer atitude, para evitar arrependimentos posteriores. 

gato-cinza-doente

Sonhar com gato morto

Sonhar com gato morto significa que você superará desafios que se colocarão à sua frente.

Se no sonho, você matou o gato, pode ser que você tenha feito alguma coisa errada e ainda não tenha se dado conta de que não teve razão. 

Sonhar com gato morrendo

Sonhar com gato morrendo pode despertar muita angústia ao sonhador, mas significa que se você for confrontado ou se alguém se levantar contra você, será derrotado.

Suas forças serão renovadas e você conseguirá vencer qualquer obstáculo.

Sonhar com gato fugindo

Sonhar com gato fugindo é um sinal para que você fique atento com possíveis traições. 

gato-fugindo

Sonhar com filhote de gato

Sonhar com filhote de gato significa que você retomará projetos que estão parados há muito tempo e que voltará a ver graça em coisas que já não tinha vontade de fazer.

Sonhar com gato filhote também sinaliza que sua saúde está se recuperando e que você está se tornando mais forte.

Se o sonho for com filhotes de gato (no plural), você terá uma melhora rápida e significativa na sua saúde e na concretização dos seus ideais.

gato-filhote

Sonhar com gato espiritismo

Sonhar com gato, segundo o espiritismo, significa que você deve ficar alerta.

O sonho com gato preto, para o espiritismo, simboliza que você precisa buscar organização e calma.

Você pode estar se sentindo muito pressionado e desafiado, mas se conseguir organizar sua rotina e seus pensamentos, será bem sucedido.

Sonhar com gato branco, na visão espírita, simboliza que há um novo amor se aproximando.

Sonhar com gato amarelo, no espiritismo, é um alerta para que você possa prestar mais atenção às pessoas ao seu redor e não priorize tanto as questões materiais. 

Sonhar com gato jogo do bicho

No jogo do bicho, sonhar com gato pode ser uma dica para apostar no próprio animal, na dezena 53, centena 553 e milhar 1653. 

Considerações finais sobre sonhos com gatos

Os gatos são misteriosos e sensíveis, mesmo na vida real.

Nos sonhos, representam muitas coisas e nos trazem diversos tipos de sinais importantes.

Se você conseguiu encontrar a interpretação do seu sonho neste artigo, não se esqueça de se aprofundar nos outros elementos que estavam presentes em sua composição e pesquise um a um, para montar o quadro perfeito sobre o que o seu subconsciente quer te revelar.